Cidade de Deus

 






Cidade de Deus é considerado um dos filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos, sendo enaltecido pela crítica especializada, que, em geral, enfatizou suas qualidades artísticas e estéticas.

“Dadinho é o caralh*. Meu nome agora é Zé Pequeno!”
 Cidade de Deus


O longa representa o marco final no período de reflorescimento da produção cinematográfica brasileira, conhecido como "cinema da retomada".

Foi lançado no Brasil em 30 de agosto de 2002, acumulando um público total de 3 307 746 espectadores.

Mudou o paradigma do cinema brasileiro ao ser o único até agora a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

Na cena de abertura, galinhas são preparadas para o almoço quando uma escapa e é perseguida por um grupo armado pelas ruas da favela Cidade de Deus. A galinha para entre a gangue e um jovem chamado Buscapé, que acredita que a gangue quer matá-lo.

Buscapé, o narrador, começa a contar a história de sua infância, e o filme volta ao final dos anos 1960.

Cidade de Deus é um filme de ação brasileiro de 2002 produzido por O2 Filmes, Globo Filmes e Videofilmes e distribuído por Lumière Brasil.

É uma adaptação roteirizada por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. Foi dirigido por Fernando Meirelles, codirigido por Kátia Lund e estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino e Alice Braga.




Postagens mais visitadas deste blog

A Forja: O Poder da Transformação — Uma Análise Profunda sobre Crescimento e Superação

Carros (Filme): A Jornada Inesquecível de Relâmpago McQueen